ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

POR QUE ME FILIAR AO SINDICATO? VEJA 5 MOTIVOS PARA SER SINDICALIZADO

Quarta-Feira, 22 de janeiro de 2020

Essa é a dúvida que tem deixa grande parte dos trabalhadores brasileiros intrigados. Por que eu preciso estar filiado? O que o meu sindicato faz por mim? Se eu não for sindicalizado o que perderei? Para que você, trabalhador, entenda a importância que o sindicato tem na sua vida laboral e até familiar, listamos 5 motivos para mostrar porque, atualmente, o sindicato se tornou indispensável para todas as categorias profissionais.

Os sindicatos utilizam sua força coletiva para negociar melhores salários, melhores condições de trabalho e também uma gama de benefícios que não seriam conquistados caso fizessem uma negociação individual. O sindicato, além de sua representatividade por meio dos trabalhadores, possui conhecimento dos meios de negociação, a realidade de cada empregador, o que ela pode oferecer a mais e conhece também o funcionário e sabe o que ele espera das negociações.

Fiscalizações que garantem os direitos trabalhistas, mais acesso a benefícios, local de trabalho mais seguro, menos rotatividade no mercado de trabalho, além de acesso a programas exclusivos, são alguns dos motivos para filiar-se ao sindicato e fazer a categoria mais forte. Entre em contato com o Simeam e faça sua sindicalização hoje mesmo: 3308-9313 / 99102-0485.

1 – FISCALIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTEM QUE DIREITOS TRABALHISTAS SEJAM RESPEITADOS

Você já ouviu falar em inspeção social? Esse é mais um dos benefícios de se manter associado ao sindicato, ele representa os trabalhadores não só nas negociações coletivas, mas também atua como agente fiscalizador do cumprimento das normas acordadas em instrumentos coletivos e também aquelas já previstas na legislação. O sindicato luta pela dignidade do trabalho humano.

A entidade sindical é um fiscal atento, pois em contato com o trabalhador toma conhecimento das infrações que vão desde desrespeito às leis mais básicas até queixas de assédio moral a trabalho escravo, e faz a denúncia às autoridades fiscalizadoras e ao Ministério Público. Neste sentido, o sindicato se coloca como intermediador das relações do trabalho, assumindo um papel que o trabalhador sozinho não poderia exercer por medo de perder o emprego. Então, o sindicato fiscaliza e toma as medidas necessárias, trabalhando em sigilo absoluto, evitando assim a exposição de um trabalhador.

O sindicato é responsável por fiscalizar o cumprimento dos pagamentos de salários e benefícios, os encargos como FGTS e INSS, se estão cumprindo as normas de saúde e segurança no trabalho, horas extras, horários de almoço e descanso, entre muitos outros pontos.

2 – TRABALHADORES SINDICALIZADOS TÊM ACESSO A BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

Já faz algum tempo que a forma de atuação dos sindicatos têm sido cada vez mais abrangente, trazendo benefícios que vão além das negociações coletivas e também das fiscalizações. As entidades têm atuado de forma efetiva numa perspectiva de melhor qualidade de vida, inclusão social, responsabilidade socioambiental, inclusão digital, qualificação profissional, convênios e parcerias que visam proporcionar aos trabalhadores descontos exclusivos em produtos e serviços utilizados no dia a dia.

O Simeam, em parceria com a ExtraMed conquistou para os sindicalizados o Plano de Saúde e Odontológico SulAmérica com taxas diferenciadas do praticado no mercado tradicional. A Assessoria Jurídica tem atuado firme em defesa dos profissionais médicos e obtido grandes conquistas para a categoria. O Clube de Benefícios formado por mais de 50 empresas parceiras também é outra exclusividade para associados que tem acesso a descontos especiais em produtos e serviços nos estabelecimentos conveniados, como forma de melhorar a qualidade de vida do trabalhador e de toda a sua família.

3 – TRABALHADORES SINDICALIZADOS TEM MAIS SEGURANÇA NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS

Um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) comprovou que os trabalhadores unidos em seu sindicato têm média salarial acima de quem não é sindicalizado. Por meio de uma simples comparação das médias das remunerações diretas, foi possível encontrar uma diferença entre trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados. De acordo com o estudo, essa diferença equivale a R$ 562,28, em termos absolutos, em favor dos sindicalizados, ou 33,5%, em termos relativos.

4 – TRABALHADORES ORGANIZADOS EM SINDICATOS TEM LOCAIS DE TRABALHO MAIS SEGUROS

Você sabia que o Brasil o quarto país no mundo com mais casos de acidentes de trabalho, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)? Aqui acontece um acidente de trabalho a cada 48 segundos e uma morte em acidente a cada 3 horas e 40 minutos. Esses dados são o resultado de um processo relacionado à forma como o trabalho é organizado e gerido. É aí que entra o papel dos sindicatos, a pressão dos trabalhadores e de seus representantes influenciaram positivamente o processo de negociação coletiva e de construção de legislações, alterando e melhorando significativamente as condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora.

5 – ATUAÇÃO DOS SINDICATOS DIMINUI A ROTATIVIDADE DE TRABALHADORES

A alta rotatividade dentro das organizações é um dos muitos problemas enfrentados pelos trabalhadores brasileiros. Uma avaliação do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, mostra que a baixa remuneração, falta de benefícios, ausência de oportunidade de crescimento na carreira, estresse e sobrecarga de trabalho são alguns dos principais motivos da alta rotatividade do mercado de trabalho e que levam o trabalhador a pedir demissão ou ser demitido pela falta de motivação, que se reflete diretamente na produtividade do funcionário.

A participação da entidade sindical neste cenário é de fundamental importância não só para os funcionários, mas também para a empresa. Nas negociações coletivas, os sindicatos conseguem garantir itens econômicos, sociais, educacionais, de medicina e segurança no trabalho, programa de participação nos resultados e inúmeras outras demandas de forma a trazerem benefícios em montante superior às leis e outras normas diversas, com isso, a categoria em questão planará em um nível acima do comum quando comparado a outras categorias.

Não perca tempo, entre em contato com o Simeam, filie-se, participe da vida sindical e usufrua dos benefícios de uma categoria unida e forte em busca de melhores condições de trabalho. Conheça o trabalho do seu sindicato, participe das ações e o ajude-o a ficar cada vez mais forte para garantir direitos e ampliar as conquistas.


 

Deixe seu comentário