ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

SIMEAM SOCIAL: CRIANÇA VAI REALIZAR CIRURGIA EM CURITIBA COM APOIO DO SINDICATO

Sábado, 07 de setembro de 2019

Além de atuar na defesa pela classe médica do Amazonas, o Simeam exerce um papel fundamental: defender os direitos sociais dos usuários que buscam atendimento no sistema único de saúde (SUS). Diante disso, a entidade, por meio do presidente Dr. Mario Vianna se empenhou em ajudar no caso da paciente Kauannny de Oliveira, de apenas 10 anos, diagnosticada com grave tumor médio no ouvido. Após um ano de luta, a menina e seus pais seguiram para Curitiba (PR), para realizar o procedimento cirúrgico no Hospital Pequeno Príncipe.  

O caso da criança foi apresentado ao presidente do Simeam pelo líder dos caminhoneiros no Amazonas e no Norte do país, Josué Rodrigues, há cerca de seis meses. Assim que teve conhecimento do quadro clínico da criança, Mario Vianna fez contato com órgãos como a Defensoria Pública do Estado (DPE), com o TFD (Tratamento Fora do Domicílio), e também com colegas médicos do Hospital Pequeno Príncipe, unidade que é referência nesse tipo de cirurgia, no Brasil.

“Esse tumor pode deixar a menina com perda da audição, ou até com uma lesão cerebral, por conta da compressão. A partir do momento que tivemos conhecimento do caso, conversamos inclusive com o Dr. Donizete, do Conselho Federal de Medicina, onde ocupa a função de presidente da Comissão Pró-SUS, e também diretor clínico do Hospital Pequeno Príncipe, no Paraná. A ajuda dele foi muito importante para que pudéssemos fazer o encaminhamento da criança”, relatou Mario Vianna, destacando a importância da ajuda e o apoio do corpo clínico do Hospital Pequeno Príncipe que foram extremamente solícitos aos pedidos, e o apoio do Dr. José Francisco, presidente do ICEA (Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas).

Após o diagnóstico e encaminhamento para que a criança fosse levada à Curitiba, os pais de Kauanny buscaram ajuda da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), mas encontraram dificuldades e entraram com uma ação judicial. Mesmo após ordem judicial para cumprir com o tratamento da criança, a Susam se omitiu do caso e não incluiu a paciente no TFD. “O governo do Amazonas só atendeu nosso apelo após repercussão e depois que o presidente Bolsonaro enviou uma carta do seu gabinete pessoal informando que tomaria uma medida urgente”, informou Josué Rodrigues.

“Gravamos um vídeo relatando o caso e pedimos apoio do presidente Jair Bolsonaro. Minha filha fez uma carta pra ele pedindo ajuda. Com a ajuda do Dr. Mario Vianna, do Dr. José Francisco, dos caminhoneiros e várias pessoas, o presidente Jair Bolsonaro atendeu nosso pedido, enviou uma carta respondendo nosso pedido e agora vamos para Curitiba onde minha filha vai fazer a cirurgia. Somos muito gratos a todos”, completou Andrade de Oliveira, pai da Kauanny.

Em Curitiba, Kauanny já fez exame de tomografia, passou por consulta com anestesista, e no dia 17 de setembro está marcada a realização da cirurgia.

Para o presidente do Simeam, a conquista da criança e sua família é uma vitória da classe médica e de todos os profissionais da saúde que entendem que, saúde não se faz sozinho. “Ainda temos outros casos que estamos tentando ajudar. Nosso trabalho não se restringe tão somente à luta médica, mas também, pela vida dos pacientes que buscam nosso apoio diante de um governo omisso”, afirma Mario Vianna.    

Texto: Alan Charles Chaves.

Deixe seu comentário