ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

SPA NÃO ESTÁ FAZENDO HEMOGRAMA E DOENÇAS NÃO DIAGNOSTICADAS PODEM MATAR

Domingo, 21 de julho de 2019

Possíveis doenças como meningites, doenças infecciosas, pneumonias, ou até mesmo leucose (leucemia em fase inicial), podem levar à morte em menos de 24h, diante da falta de diagnóstico precoce. A falta da realização do hemograma, exames complementares, medicamentos e insumos, podem ser a causa de mortes de pacientes, e a culpa não é dos profissionais da saúde, e sim do Governo do Amazonas.  

Denúncia encaminhada ao Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) informa que o hemograma (exame de sangue) não está sendo realizado no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, há uma semana.

O descaso com a saúde da comunidade é alarmante. Diante da falta de reagentes e de alguns medicamentos, os profissionais médicos que trabalham no SPA do Coroado ficam prejudicados em acompanhar de forma eficiente os pacientes internados, e os atendidos no dia-a-dia, pois o hemograma é exame de fundamental avaliação diagnóstica e precisa ser oferecido 24h dentro de um pronto atendimento de urgência e emergência.

“Já acionamos a assessoria jurídica do Simeam e vamos formalizar a denúncia por meio de ofício que será encaminhado ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) ”, informou a Dra. Patrícia Sicchar, presidente em exercício do Simeam.

O Sindicato dos Médicos tem denunciado aos órgãos competentes a precariedade da saúde que se instalou no Amazonas, cobrando dos gestores públicos e compartilhando com a população a estrutura deficitária oferecida pelo Governo.

Para o presidente licenciado do Simeam, Dr. Mario Vianna, além de colocar em risco a vida dos pacientes que procuram a unidade, a situação apresenta um grande risco para o exercício da medicina.

“Estamos falando somente de uma unidade de saúde e que com certeza deve ser uma realidade multiplicada em pelo menos 3 dezenas de vezes, já que são inúmeras as unidades de saúde na capital e interior, com diversos itens de insumos faltosos e equipamentos inoperantes como rx, tomógrafos e outros conforme documentos fornecidos a nós pela própria Susam. Assim todos esses itens que deveriam auxiliar no diagnóstico e tratamento das doenças vão com toda certeza prejudicar e com muita probabilidade estar relacionadas a mortes de usuários do sistema” afirma o Dr. Mário Vianna, presidente licenciado do Simeam.

A IMPORTÂNCIA DO EXAME

O hemograma é um exame de sangue para avaliar a saúde de maneira geral e identificar possíveis desordens, como anemia, infecções e leucemia. O teste identifica diversos componentes do sangue e mostra se estão em níveis normais. Resultados acima ou abaixo do normal podem revelar que algum processo não está funcionando como deveria no organismo. Por isso a importância do exame para o diagnóstico precoce de doenças que podem levar ao óbito.

Deixe seu comentário