ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO RECEBE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Sexta-Feira, 19 de julho de 2019

O Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho do Amazonas (MPT-AM), Jorsinei Dourado do Nascimento recebeu na manhã desta quinta-feira (18/07), profissionais que trabalham diariamente na urgência e emergência das principais unidades de saúde de Manaus. A categoria procurou o órgão com o objetivo de alertar para o caos que está sendo gerado na saúde, decorrente da falta de gestão do Governo.

Participaram da reunião, o presidente licenciado do Simeam (Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas), Dr. Mario Vianna, as enfermeiras especialistas, Sibila Lilian, diretora secretária do Instituto de Enfermeiros Intensivistas (IETI), Eliacy Carvalho e Andrea Karen, presidente e tesoureira, respectivamente, da COOPENURE, e a assessora jurídica do Instituto de Cirurgia do Estado do Amazonas (ICEA), Dra. Adriana Sodré.

De forma pontual, o médico cirurgião geral, Mario Vianna apresentou uma prévia da denúncia que será levada ao ministro da saúde, Henrique Mandetta, denunciando que a saúde do Amazonas vive um cenário de desassistência com a falta constante de insumos, superlotação, falta de medicamentos, falta de material necessário para o atendimento e de realização de procedimentos cirúrgicos, estrutura precária que compromete o exercício da medicina e coloca em risco a vida dos pacientes e de todos os profissionais que cumprem jornada de trabalho dentro das unidades de saúde da capital.

Outro ponto abordado pelo presidente licenciado do Simeam foi a chamada “quarteirização da saúde”, onde empresas sem corpo clínico, sem qualificação e sem quadro funcional comprobatório, estão sendo contempladas em certames licitatórios.

Isso é um crime e tem que ser investigado! Depois de ganhar a licitação, essas empresas assediam os profissionais da empresa que está sendo retirada do ambiente de trabalho, ou buscam profissionais junto aos órgãos que atuam na recolocação de mercado de trabalho, como aconteceu recentemente. Um órgão da Prefeitura anunciou em caráter de urgência cerca de 200 vagas para enfermeiros”, relatou Mario Vianna.

A denúncia foi confirmada pelas enfermeiras especialistas da COOPENURE e IETI, que estão sendo vítimas da ação dessas empresas, sendo substituídas de seus postos de trabalho por outros trabalhadores sem a qualificação necessária para atuar em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), por exemplo, colocando em risco a vida dos pacientes.

Mostrando-se sensível as pautas apresentadas pelos representantes, o Procurador-Chefe solicitou um documento formal relatando os fatos, com o objetivo de promover uma mesa redonda com a participação de todos os agentes envolvidos, para discutir os problemas e encaminhar resolutividades.

Para o presidente licenciado do Simeam, a postura e disposição do titular do MPT-AM surge como uma janela para que os problemas crônicos da área da saúde sejam de fato fiscalizados e apresentados melhorias em conjunto. “Ficamos satisfeitos pela oportunidade da reunião, o Dr. Jorsinei se mostrou disposto a ajudar na mediação no sentido de buscarmos juntos, o melhor encaminhamento para que a saúde, os trabalhadores e a população não sejam prejudicadas pelo caos que está se instaurando no sistema público do Estado”, elogiou Mario Vianna.

 

Deixe seu comentário