ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

SIMEAM ALERTA SOBRE GOLPE DE CLONAGEM DE LINHAS TELEFÔNICAS

Quinta-Feira, 27 de junho de 2019

Em razão dos recorrentes casos de clonagem de linhas telefônicas e de aplicativos de mensagens instantâneas, o Sindicato dos Médicos do Amazonas alerta a categoria sobre como proceder mediante aos crimes cibernéticos.

Nesta quinta-feira (27), a entidade foi informada que um profissional médico teve sua linha de telefone celular clonada. Várias pessoas da lista de contatos do profissional receberam mensagens solicitando empréstimo.

Em uma das mensagens enviada pelo número de WhatsAPP do médico, o hacker pergunta se tem aplicativo de banco e logo em seguida faz o pedido de R$2 mil emprestado, com a promessa de pagar ainda no período da noite.

Familiares, colegas de trabalho e amigos da vítima que receberam as mensagens, logo estranharam o conteúdo e ficaram em alerta diante da ação suspeita.

O médico procurou a sede da Delegacia Geral do Amazonas, localizada no Dom Pedro, Zona Oeste de Manaus, onde registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Interativa, que trata de crimes cibernéticos.

A Polícia Civil alerta sobre o golpe praticado por meio de um aplicativo que clona os contatos do aparelho celular de vítimas, permitindo ao infrator pedir dinheiro.

De acordo com PC, para não cair nesse tipo de golpe, é necessário ficar atento e, caso receba alguma mensagem com esse caráter, por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, vinda de alguém da agenda de contatos, faça uma ligação de videoconferência, assim será possível confirmar se o pedido vem de um conhecido ou de um golpista.

Adote algumas medidas para evitar a clonagem de seu celular

-Troque seu aparelho por um com tecnologia mais moderna

-Não responda SMS e ligações suspeitas

-Conserte seu aparelho em lojas autorizadas

-Cuidado em rodoviárias e aeroportos

-O que fazer se o seu celular foi clonado?

Se desconfiar que você está sendo vítima da fraude, ligue imediatamente para a sua operadora e solicite o bloqueio da linha.

Não se esqueça de anotar nome completo do atendente, data, horário e protocolo da ligação. Em seguida, registre um Boletim de Ocorrência. É muito importante para que as autoridades possam combater esses crimes.

 

 

Deixe seu comentário