ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

SIMEAM PARTICIPA DO RETORNO DA MESA ESTADUAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE DO SUS

Segunda-Feira, 29 de abril de 2019

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, reuniu na sexta-feira (26/04), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), com representantes dos trabalhadores da saúde e de órgãos estaduais para tratar da retomada dos trabalhos da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único da Saúde (SUS).

Representando o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Dr. Reinaldo Menezes, se posicionou firme sobre a Ata do dia 12 de abril 2018, da Mesa Estadual de Negociação, que fechou acordo para pagamento da data base e os efeitos retroativos a 2015, lembrando que o problema enfrentado pelos profissionais da saúde é resultado de uma manobra política cometida no passado.

Isso foi um esquema montado por representantes de sindicatos e o então Defensor Público, Carlos Almeida, visando frutos eleitorais”, disse Reinaldo Menezes.

Depois que a Sefaz mostrou ser inviável realizar o pagamento em duas vezes, conforme proposto pelo Simeam, a Mesa entrou em consenso para que seja feito em três vezes, e nós aceitamos. Foi realizado o pagamento de 2018 e 2015. Ficou definido na Ata da Mesa o pagamento na data base do dia 1º de maio, 2019 e 2016, e no ano de 2020 (2020 e 2017)”, destacou o delegado sindical.

Num discurso acalorado, Dr. Reinaldo Menezes desmascarou o hoje gestor, Ronaldo Amazonas, à época representante do Sindicato dos Farmacêuticos, que tentou, de má-fé, introduzir na reunião que o responsável pelo não cumprimento da Ata do dia 12, seria o ex-governador, Amazonino Mendes.

Nesta primeira reunião extraordinária, ficou estabelecido um prazo de dez dias úteis, a contar do dia 29/04, para que todos os sindicatos que têm representação na Mesa enviem à Susam a documentação comprobatória de sua regularidade sindical, assim como os nomes dos membros que irão lhes representar no colegiado (um titular e um suplente).

NOVA REUNIÃO

O grupo também definiu que, após a entrega da documentação, cujo prazo encerra no dia 13 de maio, haverá no dia 16 de maio uma nova reunião extraordinária, onde será retomada as discussões sobre a data base e o efeito retroativo a 2016 conforme consta na Ata da Mesa do dia 12 de abril 2018. No próximo encontro será realizado também a recomposição da Mesa e de sua nova coordenação.

 

Deixe seu comentário