ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

H1N1: GOVERNO E PREFEITURA PEDEM ANTECIPAÇÃO DE VICINA

Terça-Feira, 26 de fevereiro de 2019

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus solicitaram ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A campanha é nacional e acontece uma vez por ano, no mês de abril, mas, por conta do aumento dos casos de Gripe H1N1, o apelo é para que a vacinação seja antecipada para o mês de março.

A principal medida de prevenção da doença é a vacinação que ocorre mediante campanha nacional anualmente. Em 2018, Manaus conseguiu alcançar a meta em três grupos prioritários: idosos, puérperas, indígenas e professores, superando 90% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Os demais grupos, tais como crianças, gestantes e profissionais de saúde ficaram abaixo da meta prevista, totalizando 88,45%.

Recomenda-se a lavagem frequente das mãos antes de tocar em mucosas (olhos, boca e nariz) e após espirrar, o uso de lenços de papel (descartável); uso de álcool gel; indivíduos doentes devem manter repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos adequada, evitando contato com outras pessoas em ambientes fechados e aglomerados; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; manter ambientes bem ventilados; caso o indivíduo apresente febre, tosse, dor de garganta, falta de ar ou qualquer outro sintoma associado, deve procurar o serviço de saúde para melhor avaliação.

FIQUE ATENDO

É considerada uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, caracterizada por febre alta de início súbito, acompanhado por intensas dores musculares e articulares, dor de cabeça, dor de garganta e coriza.

Os sintomas podem evoluir para falta de ar e outras complicações respiratórias. As pessoas que possuem algum fator de risco para complicações ou alguma imunodeficiência, possuem um risco maior e podem apresentar complicações respiratórias associadas à infecção viral.

A gripe é transmitida pessoa a pessoa, ao falar, tossir, espirrar, principalmente, e pelas mãos que transmitem o vírus por contato direto ou contaminando superfície e objetos.


 


Deixe seu comentário