ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

VOTAÇÃO DA REPOSIÇÃO DA SAÚDE É ADIADA MAIS UMA VEZ

Sexta-Feira, 04 de maio de 2018

Os membros da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS por parte dos trabalhadores estiveram na quinta-feira (03.05) na Aleam para verificar a votação da reposição salarial dos profissionais da saúde negociada nas atividades da mesa.

Essa foi a segunda vez que essa votação entrou em pauta para que o acordo possa começar a vigorar, no entanto as duas vezes a pauta foi retirada por falta do parecer da Procuradoria da casa sobre a legalidade dela devido ao período eleitoral.

Os deputados alegam a impossibilidade da votação da mensagem da reposição negociada para a saúde mesmo sendo um desejo de todos os parlamentares, colocada por todos os Deputados que se manifestaram na Casa. Eles disseram ainda que o receio por conta do período eleitoral e suas impossibilidades e acusam a demora do Governo em enviar a mensagem para votação.

A Procuradoria da Aleam encaminhou a mensagem ao TRE solicitando um pedido de parecer para validação da legalidade da votação sem risco aos parlamentares e servidores da saúde.

O pedido foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral que irá emitir parecer para o TER para posterior envio a Procuradoria da Assembleia, ou seja, para emissão desse parecer necessário pode gerar ainda mais demora para liberação da votação.

O Delegado Sindical e membro da Mesa Estadual de Negociação representando o Simeam Dr. Reinaldo Menezes sugeriu em reunião com os representantes das demais categorias e um grupo de trabalhadores da saúde presentes na casa juntamente com os Deputados que se prontificaram a colaborar que aguardassem a mensagem até o dia 8 de maio para se manter o que foi acordado na mesa.

Enquanto isso, como segundo plano, se reformula a negociação com a secretaria para que seja votado no dia 8 (terça-feira) o pagamento da reposição do ano (2018) na data base e o saldo total pendente (2015, 2016 e 2017) na íntegra em janeiro de 2019.

Os membros da mesa definiram por aguardar o parecer e fazer pressão política no TER. Portanto, fica o alerta a categoria médica que na terça-feira (8 de maio) as 9h será colocado em votação a reposição salarial dos profissionais da saúde do Estado, seja o que foi acordado na mesa ou a nova proposta “Seria interessante que os profissionais pudessem somar forças, é complicado aceitarmos mais um atraso na votação desse direito dos trabalhadores, mas o momento é crítico, precisamos garantir uma negociação justa e digna para os profissionais depois de tanto tempo de espera” afirmou Dr. Reinaldo.

 

Deixe seu comentário