ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

JÁ TEM DATA PARA RETOMADA DO FUNCIONAMENTO DA MESA DE NEGOCIAÇÃO

Terça-Feira, 13 de março de 2018

Na segunda-feira (12.03) os sindicatos das categorias da saúde estiveram reunidos com o secretário de Estado de Saúde Francisco Deodato para definir o andamento da retomada do funcionamento da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS.

 

A primeira reunião onde a mesa será recomposta será dia 15 de março, com a participação dos novos membros e já inicia a tratativa de questões pendentes como a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a porcentagem de reposição a ser efetivado na data base (maio de 2018).

 

O secretário Francisco Deodato ressaltou a importância da retomada da Mesa de Negociação Permanente do SUS. “Sem a Mesa não avançamos. O Governo do Estado tomou a decisão de abrir as discussões sobre a data base, o que não vinha ocorrendo em gestões passadas. Mas, só iremos avançar nesse processo, se a Mesa for retomada, com a participação dos representantes legais. É este processo que dará legitimidade às decisões aqui tomadas”, disse o secretário.

 

Deodato lembrou que, tão logo assumiu, em outubro do ano passado, o atual governo deu garantias de que voltará a fazer a correção na data base, abrindo o canal de diálogo para a negociação, que foi encerrada pela gestão passada. O último reajuste da categoria foi em 2014. Com a decisão de suspender o reajuste e o fechamento do diálogo pelo governo da época, a mesa deixou de se reunir.

 

Em fevereiro, o Governo do Amazonas retomou o pagamento do auxílio alimentação, suspenso em 2016, e estendeu a todos os servidores, inclusive aos do interior, que nunca receberam o benefício. Segundo o governo, é um gesto de demonstração de que valoriza e reconhece a importância dos servidores no processo de reconstrução da saúde do estado.

 

O presidente do Simeam, Mário Viana, destacou a importância do trabalho conjunto entre sindicato e governo, no sentido de construção do diálogo. “A categoria médica e todas as categorias de saúde podem afirmar que as negociações já existem, há algum tempo, e no dia 15 vamos reunir a Mesa, retomando à sua formação inicial, com verificação jurídica, para que possamos, de vez, concretizar as negociações, que já estão adiantadas. E vai ser muito bom para todos os médicos e demais categorias. Estamos trabalhando, todos os sindicatos, de forma irmanada, para que possamos ter uma condição de trabalho melhor”.

 

O Secretário de saúde confirmou ainda participação no evento que será realizado amanhã pelo Conselho Regional de medicina que reúne os presidentes dos demais conselhos do Brasil, além do presidente do Conselho Federal e da Associação Médica Brasileira onde o presidente do Simeam irá apresentar uma proposta de lei para regulamentação da Carreira Médica de Estado (Cemeam).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto ascom Simeam com base nas informações da ascom Susam.

 

Deixe seu comentário