ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

SIMEAM PROPÕE MELHORIAS PARA A REDE DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA

Quinta-Feira, 10 de dezembro de 2020

O Simeam (Sindicato dos Médicos do Amazonas) elaborou um documento contendo 20 propostas que têm como objetivo colaborar para a melhoria do sistema de saúde da rede de atenção básica de Manaus. As sugestões foram elaboradas por diretores da entidade médica e formatadas pelo presidente, Dr. Mario Vianna.

Além de requerer melhores condições de trabalho, valorização profissional e direitos trabalhistas, o documento sugere a criação de um SVO (Serviço de Verificação de Óbito) de Manaus para um melhor planejamento de saúde pública.

“O Amazonas é um dos poucos estados que não tem esse serviço. Como os gestores vão planejar a saúde pública sem saber as principais causas de mortes na região? O serviço é essencial e fundamental para a elaboração de políticas públicas”, destacou o presidente do Simeam, Dr. Mario Vianna.

Outro ponto destacado pelo documento é o reforço da segurança das unidades de saúde da capital. Nos últimos anos várias UBSs foram da ação de bandidos colocando em risco a vida dos profissionais e dos pacientes.

E com o objetivo de ampliar o atendimento aos usuários, o Simeam propõe a presença do ginecologista obstetra nas unidades de saúde do município e pré-natal com a presença do médico especialista. “Assim temos o melhor aproveitamento dos especialistas em serviços organizados”, sugere Mario Vianna, defendendo que a rede deve “ampliar e não limitar a atuação do médico da atenção básica no que diz respeito a solicitação de exames especializados”.

As 20 sugestões também foram encaminhadas para a assessoria do prefeito eleito, David Almeida (Avante), junto com uma carta parabenizando-o pela vitória nas urnas no segundo turno das eleições municipais.

Confira as propostas:

1-PCCR dos médicos:

Revisão das gratificações de deslocamentos, adicional noturno, insalubridade, vale-alimentação e outros benefícios.

Criação da comissão permanente de promoção por titulação.

Reenquadramento por tempo de serviço.

Implantação progressiva do piso nacional dos médicos (20hs semanais).

Carga horária SAMU e Moura Tapajós.

Negociação das ações trabalhistas em andamento.

Outros.

2-Municipalização progressiva da saúde e criação de serviços médicos especializados com chefias qualificadas escolhidas por seus pares e estabelecimento de protocolos consensualizados em trabalhos científicos.

3-Implantação de Direções Técnicas e Clínicas em todas unidades de saúde, bem como Comissões de Ética e todas as demais previstas nas resoluções do CFM e Normas Reguladoras do Ministério da Saúde ( MS ).

4-Ampliação da cobertura da ESF e implantação de equipes multidisciplinares com fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, educadores físicos, pedagogos e outros profissionais necessários as ações de saúde curativas e preventivas.

5-Educação e treinamento continuado nas diversas áreas de atuação em parcerias com as sociedades de especialidades e empresas de especialidades médicas.

6-Gestão profissional de saúde como carreira oferecendo pós-graduação em gestão em saúde.

7-Segurança em todas unidades de saúde.

8-Criação do SVO (Serviço de Verificação de Óbito) de Manaus para um melhor planejamento de saúde pública.

9-Presença do Ginecologista Obstetra nas UBS e pré natal com presença do médico especialista.

10-Melhor aproveitamento dos especialistas em serviços organizados.

11-Conselho Municipal de saúde (CMS) e Mesa Municipal Permanente de Negociação do SUS (MMPN do SUS) dentro das regras previstas diminuindo possíveis politizações das ações dos mesmos.

12-Criação do Hospital Geral Municipal ( MUNICIPALIZAÇÃO ).

13-Sistema de referência e contra-referência, ambulatórios especializados e serviços de exames complementares laboratoriais e de imagens ( MUNICIPALIZAÇÃO)

14-Implantação do tratamento precoce ao COVID 19 com dispensação dos medicamentos e se necessário reabertura do Hospital de Campanha em parceria com as forças armadas e se necessário iniciativa privada pela expertise.

15-Ações específicas de saúde para as zonas rurais de Manaus e parcerias com as forças armadas para ações conjuntas programadas e emergenciais.

16-Implantação de um amplo programa de medicina preventiva incluindo idosos e demais idades com inclusão de atividades físicas, palestras educativas para a prevenção do câncer, doenças vasculares, diabetes, dependência química, doenças mentais e etc.

17-Ampliar e não limitar a atuação do médico da atenção básica no que diz respeito a solicitação de exames especializados em articulação com os serviços especializados.

18-Melhoria geral das condições de trabalho nas unidades de saúde no que diz respeito a insumos, equipamentos e segurança biológica.

19-Disponibilidade de três diretores sindicais para o exercício de Mandato Sindical.

20-Garantir a participação ativa do SIMEAM na efetivação dessas e outras propostas de melhorias do sistema público de saúde Municipal.

 

Deixe seu comentário