ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

FIOCRUZ LANÇA PESQUISA PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE O COVID-19

Sexta-Feira, 28 de agosto de 2020

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), através da Escola Nacional de Saúde Pública “Sérgio Arouca”, lançou a pesquisa nacional “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil”

O Objetivo do estudo é conhecer as condições de vida e trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas que atuam diretamente na pandemia, além de entender como a dinâmica de trabalho afeta a vida, o corpo e a saúde física e emocional dos profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência e no combate à Covid-1

De acordo com Boletim Epidemiológico Especial nº 24 do Ministério da Saúde, até o dia 25 de julho, foram registrados 216.367 casos de Covid-19 em profissionais de saúde de todo o país, com 189 óbitos. O link da pesquisa está disponível no site da Fiocruz.

O estudo liderado pela Fundação Oswaldo Cruz permitirá conhecer a realidade das condições de trabalho dos profissionais na linha de frente da Covid-19. O objetivo é compreender o ambiente de trabalho, a jornada, o vínculo institucional, a vida do profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psiquícos desse contingente de trabalhadores. A pesquisa tem apoio do Conselho Federal de Enfermagem, do Conselho Federal de Medicina, do Conass, Conasems e diversas instituições e entidades nacionais.

O Simeam está em processo de adesão formal a esta pesquisa visando ajudar nesse recorte da situação dos profissionais de saúde, em especial, médicos e médicas do Amazonas, diante do novo coronavírus, que vitimou diversos companheiros nossos na linha de frente.


 

 

Deixe seu comentário