ÁREA DO ASSOCIADO

Faça seu login para ter acesso completo a sua conta.

Dúvidas: (92) 3651.7798 | 3308.9313 . contato@simeam.org

Notícias

SIMEAM PARABENIZA OS MÉDICOS PEDIATRAS POR SEU DIA

Segunda-Feira, 27 de julho de 2020

O Sindicato dos Médicos do Amazonas parabeniza a todos os colegas pediatras do estado do Amazonas por seu dia.

O trabalho desses colegas é importantíssimo pois cuidam de nossas crianças. Uma missão sagrada diante de tantas dificuldades enfrentadas nesses tempos.

Para homenageá-los nesse dia, deixamos para todos o brilhante texto do saudoso colega médico anestesista, poeta, escritor e membro da Academia Cearense de Letras, Dr. José Telles, chamado “Os Pediatras falam com DEUS...”

 

OS PEDIATRAS FALAM COM DEUS...

 

"Em medicina, somente quem tem muito amor a dar, escolhe pediatria como especialidade. Os pediatras, diz a lenda, falam com Deus. Fazem seu diagnóstico através de uma semiótica ainda púbere, retirada da áurea dos anjos ou do gesto incipiente do simbólico balbucio.

Estes especialistas prescindem da fala para o diagnóstico, viajam além dos olhos, têm a leveza do beija-flor e a mão é pluma que cai, transformando o gesto em tolerância e carícia. Na criança, a dor, a mímica, a careta, o riso, o choro, a cor, o sabor, a lágrima têm uma interpretação fora dos tratados da semiologia tradicional. E somente quem tem n'alma a permissão e o endosso de Deus, pode examinar a leveza do gesto, a complacência do olhar, a permissividade do sorriso, a mudez transitória, para conhecer na criança, a certeza do diagnóstico e da terapêutica.

Bastaria esta graça, este império de decência para colocar o pediatra bem mais perto de Deus. Amém!"

JOSÉ TELLES - Academia Cearense de Letras

 

Deixe seu comentário

Notícias anteriores

Sexta-Feira, 07 de agosto de 2020

NOTA A SOCIEDADE AMAZONENSE